Se você quer vender mais, então copywriting é para você…
Simples assim, gosto de traduzir copywriting como “comunicação persuasiva”. Em termos mais diretos, Palavras que vendem.
Tomo emprestado uma boa definição da Agência Mestre: textos persuasivos que farão você vender mais.
Copywriting são Palavras que vendem
As palavras são as mesmas para mim, para você, e tirando a barreira do idioma, para todo mundo.
Porém… por que será que existem algumas palavras especiais, que parecem nos induzir e influenciar a tomar uma ação?
Porque um copywriter sabe utilizar as palavras de uma forma muito especial. Ele é capaz de ressignificar as palavras para um sentido especial, e principalmente…
Copywriting é despertar emoções. É despertar as emoções certas em você. Cada palavra, cada pontuação é pensada e trabalhada para você ser influenciado.
Teoricamente qualquer um pode aprender as técnicas de comunicação persuasiva. Pouco a pouco no Brasil esse conhecimento tem se popularizado, e você consegue encontrar boas referências sobre o assunto.
Para você que gosta de livros, recomendo as “Armas da Persuasão“, de Robert Cialdini. Ele traz uma boa introdução dos conceitos principais usados no copywrite, como os gatilhos mentais. Recomendo a leitura!
Você quer um exemplo de copywriting?
Você sabe como você se sente quando você está com frio e você fica com seus pés e mãos gelados?
Você percebeu que usei 4 vezes a palavra “você” na frase anterior? 🙂
E que você balançou a cabeça em tom afirmativo? Porque você sabe como você se sente quando você está com frio e você fica com seus pés e mãos gelados 🙂
Esse jogo com as imagens mentais, com as sensações e um verdadeiro diálogo entre locutor e vendedor, é que gera o verdadeiro poder do copywrite.
O diálogo que você cria na mente do seu cliente é fundamental para os resultados. Lembre que você precisa fazer germinar uma ideia na mente dele.
No final de uma carta de vendas, seu cliente tomará uma decisão. E você precisa fazer com que essa decisão surja naturalmente…
E o mais importante… por mais que você use as palavras para criar essa influência em seu cliente, ele precisa acreditar que essa decisão surgiu da própria mente dele, de forma espontânea.
3 Pontos Importantes da Comunicação Persuasiva
Para você começar a se preparar sobre o que é copywriting e como dar os seus primeiros passos, tenha sempre em mente esses três pontos:
- Palavras disparam emoções. Aprenda a usar as palavras certas nos momentos corretos e você disparará as emoções que você quer em seu cliente.
Lembre que 90% das compras são emocionais, por isso você precisa estar sempre focado em gerar uma conexão emocional com seu cliente.
Dica: use verbos para chamar a atenção (exemplo: Corra! Veja!) - Você precisa dizer o que seu cliente quer escutar!
Por mais que você tenha uma solução fantástica e perfeita para seu cliente, você precisa saber se ele quer ouvir, e o principal… falar COMO ele quer ouvir.
Se seu cliente ainda nem sabe que existe um problema a ser resolvido… como você vai resolvê-lo? - Uma única palavra pode fazer a diferença entre manter ou quebrar a conexão.
E da mesma forma, essa única palavra pode fazer a diferença entre vender muito mais e uma carta de vendas fracassada.
Para esse artigo fica difícil explicar completamente esse conceito, porém guarde isso desde agora: é a estrutura da comunicação que gera vendas.
O objetivo do copywriting NÃO é vender
O objetivo real do copywriting é gerar uma influência positiva para GERAR UMA AÇÃO!
Esta ação pode incluir diversas coisas, incluindo…
- Fechar vendas
- Cadastrar em uma lista
- Ver um vídeo
- Fazer uma doação
- Fazer uma ligação
- Pedir um contato (dica: “clique aqui para receber uma ligação gratuita”)
Essas são ações normais esperadas para uma empresa, correto?
Vídeo Complementar: Chamadas Para Ação
Vídeo Complementar: Como Você Vende Seu Produto
Porém, entenda que o objetivo mais nobre da comunicação persuasiva é o de vender uma ideia. Vender as SUAS ideias.
Se você já tentou mostrar para alguém algo muito bom, e essa pessoa não acreditou no que você estava oferecendo… Então você já passou pelo que passei.
E justamente por isso sou estudante assíduo dessa maravilhosa técnica. Porque acredito que você precisa entregar valor para seu cliente.
E copywriting vai te ajudar nisso.
Copywriting, vendas e muito mais…
Preparei esse primeiro artigo com o objetivo de dar uma introdução ao mundo do copywrite e como você pode utilizar isso para fazer muitas vendas.
Você gostou dessa breve introdução?
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