Do escritório de Gustavo Ferreira
Segunda-Feira, 27/07/2015
Hoje vou falar de algo que você pode estar desesperadamente querendo saber… se você tem um negócio, online ou offline, então você já se fez essa pergunta…
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Olá Gustavo.
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Para você entender bem minha resposta, preciso explicar algumas coisas antes:
- Na internet não existe problema de tráfego. Você pode sempre “ir à loja” e comprar tráfego para seu site.
- Tráfego orgânico é uma consequência natural de técnicas de SEO, conteúdo relevante e engajamento social.
- Somente utilizando tráfego orgânico você consegue alcançar o patamar de 6 dígitos, e talvez até chegue mais ou menos perto de 7 dígitos.
Para ter um negócio realmente milionário, você precisa usar as duas abordagens.
E para jogar como os BIlionarios, você precisa aprender a escalar ainda mais o seu negócio.
Dito isso, vamos ao que importa!
(Mas tudo que já falei é importante também 🙂
Se você quer saber como aumentar o tráfego do site organicamente, então…
Você pode usar essas práticas que resolvem 80% da sua necessidade com 20% de esforço:
1. Escolha as palavras chave mais relevantes para seu produto ou segmento.
O Google Adwords ajuda muito você nisso. Procure encontrar pelo menos 100 palavras-chave que estejam ligadas ao seu produto ou serviço.
2. Crie um conteúdo que seja relevante e otimize uma página ou artigo do seu site para cada palavra-chave.
Dicas fundamentais:
- O título da página ou artigo deve conter a palavra que você selecionou
- A palavra deve ser repetida pelo menos 3 vezes no texto
- Coloque pelo menos duas imagens e coloque a palavra chave no nome da foto, e nas tags alt e title.
- Se você usa o WordPress, um bom plugin que ajuda a ver como está o SEO da página/artigo é o Yoast.
3. Construa link building e engajamento social em conjunto.
- Divulgue sua página/artigo nas redes sociais porque isso também conta como link building.
- Foque nas redes que tem mais relevância para seu negócio.
- Linkedin e twitter funcionam muito bem para B2B e assuntos ligados à negócios.
- Facebook, instagram e pinterest tem bons resultados se o seu negócio está ligado à saúde, bem estar e B2C de forma geral.
- Coloque os botões de compartilhar dentro do seu conteúdo e peça aos seus leitores para compartilharem também.
Voilá!
(Sempre quis escrever isso)
Somente com isso você é capaz de resolver 80% da sua necessidade de tráfego orgânico, e os resultados aparecem na média de 1 a 2 meses depois.
(esse é o tempo normal para você subir até a primeira página se seu conteúdo é realmente relevante e se você fez tudo certo).
Agora, quando você fizer dois ou três conteúdos seguindo essa linha, você já vai “pegar o jeito”.
Os próximos serão mais fáceis.
Porém você deve estar sempre em uma constante de otimização, correto?
Seu tempo é valioso. Você não pode perder tempo com coisas operacionais.
Talvez o ativo mais importante de um empresário (e de você como um todo), é sua habilidade de pensar.
(Tecnicamente até um macaco pode escrever Shakespeare)
Por isso, você precisa otimizar seu tempo ao máximo.
O próximo passo é automatizar todo, ou parte do processo.
Novamente, 80% de resultados com 20% de esforço.
E você pode utilizar algumas ferramentas que vão te ajudar com isso:
Buffer e HootSuite:
Permite que você agende o disparo do seu conteúdo em várias redes sociais.
Veja que além de publicar o seu conteúdo na hora em que é publicado, você pode repostar suas publicações antigas.
Muitas empresas fazem isso, e você também pode.
Uma pessoa agendou um tweet a cada 35 minutos, e o resultado dela foi incrível…
Existem diversas outras ferramentas, mas essas já auxiliam bastante.
Veja que é como uma engrenagem. A partir do momento que seu site pegar tração, o tráfego virá de forma muito mais fácil.
Você só precisa de disciplina e paciência.
(E qualidade)
Até aqui estou falando apenas de processos operacionais.
Porém, meu compromisso é te ajudar a construir um negócio real. Já passei da fase do “oba oba”.
E quero que você também dê o próximo passo e jogue em outro nível.
Para você gerenciar seus novos visitantes e clientes com todo o tráfego que você irá atrair, você também precisa de 80% de resultados com 20% de esforço.
Tenho usado duas ferramentas que tem ajudado boa parte do processo, e sugiro você avaliar também:
RDStation, da Resultados Digitais: é uma ferramenta quase completa para captação de leads e automação de marketing.
Uma alternativa mais cara (e mais completa) que o RDStation é o Hubspot.
Pipedrive é um CRM de fácil utilização, integrado com o RD Station, que facilita o processo de gestão dos leads.
Perceba que talvez você não precise disso agora.
Porém, um grande aliado ao seu crescimento é o controle do seu negócio. Sem controle, você não sabe se está indo bem ou não.
(sempre lembro da cena de Alice no País das Maravilhas onde o gato diz: “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”)
O que era para ser uma resposta simples de como aumentar o tráfego do site, se transformou em 3 doses para você ter 80% de resultados com 20% de esforço…
Guie suas decisões e prioridades por esse princípio e você terá sempre o máximo de resultados.
Grande abraço!
Gustavo Ferreira
P. S: uma outra fonte fortíssima de tráfego é o Youtube.
Você pode usar o mesmo trabalho de otimização de uma página/artigo para seu vídeo, e você pode colocar uma “annotation” ou um “card” para direcionar para seu site.
P. P. S.: estou saindo da minha zona de conforto para entregar o melhor conteúdo para você…
Porém, isso só faz sentido para mim se fizer sentido para você. Você está gostando e quer que eu continue com isso?
Se sim, deixe um comentário com um grande “SIM!”, e aproveite e mande mais uma pergunta 🙂