Como Aumentar o Tráfego do Site Organicamente (3 doses 80/20)

Do escritório de Gustavo Ferreira
Segunda-Feira, 27/07/2015

Hoje vou falar de algo que você pode estar desesperadamente querendo saber… se você tem um negócio, online ou offline, então você já se fez essa pergunta…

Olá Gustavo.

Obrigado por procurar ajudar.
No momento, minha maior necessidade é geração de tráfego orgânico gratuito.
Além de conteúdo, links externos e os processos comuns, pode ajudar de alguma outra forma? 
Ferramentas, software, plugins….Algum processo automático que ajude a impulsionar tráfego de qualidade e real?

Para você entender bem minha resposta, preciso explicar algumas coisas antes:

  1. Na internet não existe problema de tráfego. Você pode sempre “ir à loja” e comprar tráfego para seu site.
  2. Tráfego orgânico é uma consequência natural de técnicas de SEO, conteúdo relevante e engajamento social.
  3. Somente utilizando tráfego orgânico você consegue alcançar o patamar de 6 dígitos,  e talvez até chegue mais ou menos perto de 7 dígitos.

Para ter um negócio realmente milionário,  você precisa usar as duas abordagens.

E para jogar como os BIlionarios, você precisa aprender a escalar ainda mais o seu negócio.

Dito isso, vamos ao que importa!
(Mas tudo que já falei é importante também 🙂

Se você quer saber como aumentar o tráfego do site organicamente, então…

Você pode usar essas práticas que resolvem 80% da sua necessidade com 20% de esforço:

1. Escolha as palavras chave mais relevantes para seu produto ou segmento.
O Google Adwords ajuda muito você nisso. Procure encontrar pelo menos 100 palavras-chave que estejam ligadas ao seu produto ou serviço.

2. Crie um conteúdo que seja relevante e otimize uma página ou artigo do seu site para cada palavra-chave.
Dicas fundamentais:

  1. O título da página ou artigo deve conter a palavra que você selecionou
  2. A palavra deve ser repetida pelo menos 3 vezes no texto
  3. Coloque pelo menos duas imagens e coloque a palavra chave no nome da foto, e nas tags alt e title.
  4. Se você usa o WordPress, um bom plugin que ajuda a ver como está o SEO da página/artigo é o Yoast.

3. Construa link building e engajamento social em conjunto.

  1. Divulgue sua página/artigo nas redes sociais porque isso também conta como link building.
  2. Foque nas redes que tem mais relevância para seu negócio.
  3. Linkedin e twitter funcionam muito bem para B2B e assuntos ligados à negócios.
  4. Facebook, instagram e pinterest tem bons resultados se o seu negócio está ligado à saúde,  bem estar e B2C de forma geral.
  5. Coloque os botões de compartilhar dentro do seu conteúdo e peça aos seus leitores para compartilharem também.

Voilá!
(Sempre quis escrever isso)

Somente com isso você é capaz de resolver 80% da sua necessidade de tráfego orgânico,  e os resultados aparecem na média de 1 a 2 meses depois.

(esse é o tempo normal para você subir até a primeira página se seu conteúdo é realmente relevante e se você fez tudo certo).

Agora, quando você fizer dois ou três conteúdos seguindo essa linha, você já vai “pegar o jeito”.

Os próximos serão mais fáceis.

Porém você deve estar sempre em uma constante de otimização, correto?

Seu tempo é valioso. Você não pode perder tempo com coisas operacionais.

Talvez o ativo mais importante de um empresário (e de você como um todo), é sua habilidade de pensar.

(Tecnicamente até um macaco pode escrever Shakespeare)

Por isso, você precisa otimizar seu tempo ao máximo.

O próximo passo é automatizar todo, ou parte do processo.

Novamente, 80% de resultados com 20% de esforço.

E você pode utilizar algumas ferramentas que vão te ajudar com isso:

Buffer e HootSuite:
Permite que você agende o disparo do seu conteúdo em várias redes sociais.

Veja que além de publicar o seu conteúdo na hora em que é publicado, você pode repostar suas publicações antigas.

Muitas empresas fazem isso, e você também pode.

Uma pessoa agendou um tweet a cada 35 minutos,  e o resultado dela foi incrível…

Existem diversas outras ferramentas, mas essas já auxiliam bastante.

Veja que é como uma engrenagem. A partir do momento que seu site pegar tração, o tráfego virá de forma muito mais fácil.

Você só precisa de disciplina e paciência.

(E qualidade)

Até aqui estou falando apenas de processos operacionais.

Porém,  meu compromisso é te ajudar a construir um negócio real. Já passei da fase do “oba oba”.

E quero que você também dê o próximo passo e jogue em outro nível.

Para você gerenciar seus novos visitantes e clientes com todo o tráfego que você irá atrair, você também precisa de 80% de resultados com 20% de esforço.

Tenho usado duas ferramentas que tem ajudado boa parte do processo, e sugiro você avaliar também:

RDStation, da Resultados Digitais: é uma ferramenta quase completa para captação de leads e automação de marketing.
Uma alternativa mais cara (e mais completa) que o RDStation é o Hubspot.

Pipedrive é um CRM de fácil utilização, integrado com o RD Station, que facilita o processo de gestão dos leads.

Perceba que talvez você não precise disso agora.

Porém, um grande aliado ao seu crescimento é o controle do seu negócio. Sem controle, você não sabe se está indo bem ou não.

(sempre lembro da cena de Alice no País das Maravilhas onde o gato diz: “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”)

O que era para ser uma resposta simples de como aumentar o tráfego do site, se transformou em 3 doses para você ter 80% de resultados com 20% de esforço…

Guie suas decisões e prioridades por esse princípio e você terá sempre o máximo de resultados.

Grande abraço!

Gustavo Ferreira
P. S: uma outra fonte fortíssima de tráfego é o Youtube.
Você pode usar o mesmo trabalho de otimização de uma página/artigo para seu vídeo,  e você pode colocar uma “annotation” ou um “card” para direcionar para seu site.

P. P. S.: estou saindo da minha zona de conforto para entregar o melhor conteúdo para você…
Porém,  isso só faz sentido para mim se fizer sentido para você. Você está gostando e quer que eu continue com isso?
Se sim, deixe um comentário com um grande “SIM!”, e aproveite e mande mais uma pergunta 🙂

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