Marketing Digital no Brasil: A Verdade Nua e Crua

Aqui é o Gustavo e hoje tenho uma verdade dolorida para alguns…

Ontem pedi para você perguntar o que quisesse para mim…

E a resposta que tive foi… incrível.
(Mas essa não é a verdade que vou contar)

Recebi ótimas perguntas e escolhi uma que chamou minha atenção pela franqueza… e porque sempre quis falar abertamente sobre isso.

Para você ter sua pergunta respondida sobre qualquer tópico ligado a marketing, negócios, copywriting… (ou mesmo o sentido da vida), basta me enviar um e-mail no contato@copycon.com.br, ok?

A pergunta que recebi foi essa:
(fiz leves edições para facilitar a leitura no e-mail e para preservar identidades)


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Prezado Gustavo.
Desculpe minha franqueza, mas já que você deu abertura, vou colocar algumas indagações e gostaria de contar com sua pronta atenção:
1. Esse tal de mastermind não é uma nova onda que se forma no país atualmente, a exemplo da era da “qualidade total”, “reengenharia”, “metanóia” etc… etc..?
2. Diga aí, vocês com esse onda de mastermind não estão querendo criar a exemplo do que já ocorreu neste país em outras vezes, uma <<casta de privilegiados>> que se auto intitulam de <<gurus>>?
3. Vejo constantemente que estão ganhando milhões de reais pelo Marketing Digital, mas me diga aí, quais são os outros milionários, que têm conta rechonchuda no banco, principalmente aqueles que foram alunos desses ditos gurus?
4. Se o Marketing Digital fosse tão magnifico assim por que existem empresários idiotas que ainda perdem tempo no sistema tradicional de negócios, dando emprego a milhares de pessoas e tendo de pagar milhões em impostos?
Enfim, meu caro Gustavo, estou vendo muito fanatismo e a exemplo do que já presenciei no passado, espero que muitos inocentes úteis não entrem nessa <<onda>> e percam o pouco de dinheiro que ainda tem.
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Uau! Fiquei realmente contente com essa pergunta…

Porque tenho que trazer a verdade nua e crua sobre o marketing digital no Brasil…

Veja, o mercado do marketing digital no Brasil ainda está engatinhando…

Existe pouco conhecimento realmente disseminado, e somente agora o nosso mercado está tomando forma.

O movimento que geralmente acontece é:

1. Você conhece e traz algo de fora…
2. Lança um curso…
3. Cria seguidores…
4. Dissemina sua mensagem e se torna “guru”…

Nada de errado nisso. Porém… muitas pessoas ensinam a ter “sucesso”… sem ter alcançado sucesso.
(eu não escuto conselhos para ficar rico de quem é pobre, e você?)

Muitos “gurus” estão quase falidos porque a maioria não sabe CONSTRUIR UM NEGÓCIO.

A maioria sabe alguma técnica de marketing… e acha que isso por si é um negócio.

Infelizmente isso é comum.

Existem NEGÓCIOS DIGITAIS? Sim. E esses geram muitos empregos também.

Técnicas de marketing (lançamentos, por exemplo), funcionam? Com certeza!
Porém somente usar uma técnica de marketing não constrói um negócio real e duradouro…

Copywriting funciona? Com certeza! Somente isso constrói um negócio? Não.

Ajuda a ter uma explosão de resultados, porém copywriting é essencialmente… técnica de vendas. Marketing direto.
(e que no Brasil copywriting também está sendo vendido como “vender pela internet”)

E a mais nova onda são, sim, os masterminds. Afinal, você não fica encantado com a ideia de ter pessoas pagando (alto) para falar com você em um grupo seleto?

A questão real é: masterminds funcionam?
Sim.

Eu participo de masterminds brasileiros?
Não.

No Brasil encontramos muito “mais do mesmo”. As mesmas pessoas. Falando as mesmas coisas.
(e muitas vezes sem resultados…)

Dá para contar nos dedos grupos “pró-marketing digital” que realmente valeria a pena participar, e você nem precisa saber contar até quatro…

Por que estou empolgado com essa possibilidade de você participar do mastermind que participo?

Primeiro, porque a regra número um é: se você não fez, não fale.
Segundo: nele participam (e interagem) empresários e marketeiros reais. Ryan Levesque (criador do grupo), Ryan Deiss, Jon Benson, Roy Furr, Russell Brunson, Brian Kurtz…

E além disso, esse grupo entrega valor. Toda semana temos webinários com grandes nomes… e sem pitch de vendas! 🙂

Você encontra isso no Brasil? Sinceramente, não conheço. Sei que são montados grupos no facebook para interação, e algumas vezes por ano se encontram…

Vale a pena? Cabe a você decidir.

O que você deve buscar sempre é a construção de um sistema. Mesmo que você venda serviços diversos, artesanato, consultoria, equipamentos industriais, atue no B2B, ou no B2C…

Você deve construir um sistema que funcione no automático.

Você precisa atrair tráfego qualificado. (quando falo tráfego estou falando tanto online quanto offline).
E você precisa vender.

Essa é sua meta como empresário.

As técnicas de marketing estão aí para ajudar, e marketing digital é apenas mais uma delas com várias possibilidades.

Porém, o seu SUCESSO REAL virá quando você construir um NEGÓCIO REAL.

E não somente usar uma técnica 🙂

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Livro de Ouro dos Gatilhos Mentais

Grande Abraço!

Gustavo Ferreira

PS: preciso deixar claro uma coisa… eu uso diversas técnicas de marketing digital porque funcionam. E recomendo. Lançamentos, funis, funis de pesquisa…
A efetividade delas está fora de questionamento, e se você tiver a oportunidade, recomendo aprender todas elas!
Desde que todas contribuam para que o seu negócio, sua empresa, tenha maiores resultados.

PPS: estou esperando mais perguntas 🙂


 
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