Do Escritório de Gustavo Ferreira
Terça-Feira – 20/10/2015
Caro Amigo,
Ontem foi um dia curioso… e preciso compartilhar com você o que aconteceu.
Na verdade foi mais um dia normal. Clientes, desenvolvimento do meu negócio, dinheiro girando na conta…
Um dia típico, posso dizer.
Porém… recebi três e-mails falando do mesmo assunto.
De fontes completamente distintas.
E decidi compartilhar com você.
Porque é um tema intrigante… que faz completo sentido… e, aposto, que talvez você não dê a atenção que deveria.
Vou contar uma história. E ela se chama…
A Lenda Do Marqueteiro Honesto (ou como ser um empresário de sucesso)
Era uma vez um empresário que tinha um sonho de ajudar as pessoas.
Ele se esforçava, e com muita persistência, erros e acertos, criou um produto incrível.
Tinha certeza de que com isso ele ajudaria milhares de pessoas a terem uma vida melhor.
E como todo bom empresário inocente e honesto… ele tentou vender.
Veja, a solução dele realmente era melhor que a dos concorrentes que já estavam no mercado e outros tantos que surgiram em seguida.
Ele até tinha um preço mais competitivo e em conta.
Mas o grande “erro” dele era que… ele era honesto.
Ele não prometia milagres. “A cura do câncer.”
Não.
Ele simplesmente falava… “resolvo seu problema em 4 meses se você se seguir estes passos“.
E os concorrentes diziam… “resolvo seu problema agora“.
O empresário honesto não tinha chance. Mas como ele ia bater de frente com um líder de mercado que as pessoas adoravam?
A cada 100 clientes que o concorrente ganhava, sobrava um para ele.
Mas havia algo mágico…
Uma arma que nem mesmo nosso amigo empresário sabia que tinha em mãos.
O concorrente mentia. Ele levava o mesmo tempo para resolver o problema dos clientes (isso se resolvesse).
E passaram-se meses. Passaram-se anos.
E, ainda, a cada 100 clientes que iam para o concorrente, agora já são 20, talvez até 30, que vão para o empresário honesto.
Porque ele sabe que um negócio sólido se constrói com honestidade.
E chame de “Lei da Atração”, “Karma”, “Inferno Astral” ou “O Segredo”…
Se você embasa seu negócio em uma mentira… você vai ruir.
Cedo ou tarde.
Grit, Copywrite e Como Ter Sucesso Com Aristóteles
Amigo, entenda o seguinte: se você tem algo de valor real para entregar para as pessoas, lute por isso.
E se esforce.
A realidade é que os “mentirosos” sabem vender muito melhor que você. É um fato, admita.
Como os “vilões” sabem que são “vilões”, e sabem que o mocinho sempre vence no fim do filme (mesmo que tenha que passar por uma trilogia inteira)…
Eles precisam se esforçar o dobro que você, que quer se tornar um empresário de sucesso e é honesto.
Os “vilões” sabem que tem uma desvantagem justa. Porque precisam contar mentiras muito bem contadas.
E como você vira o jogo?
Com Grit.
Ryan Levesque, um dos meus mentores, me disse isso recentemente: “Grit é tudo que tenho, e é tudo que você precisa.”
Esta palavra pode ser traduzida como “Paixão, persistência e coragem.”
Alguns traduzem como indomável.
É com persistência em alcançar o sucesso, paixão para fazer o que você faz… e coragem para conquistar o que você quer.
É assim que você vira o jogo.
E onde entra o copywriting e Aristóteles?
A segunda pessoa que me disse isso foi Doug D’Anna, há pouco tempo.
Aristóteles falaria que você deve estabelecer sua credibilidade e autoridade.
Você sempre deve começar suas cartas de vendas estabelecendo sua autoridade, experiência e credibilidade no assunto.
Uma das formas de fazer isso é com uma comunicação como essa:
“Caro Amigo, meu nome é Gustavo Ferreira.
Sou empresário há 8 anos, e nos últimos 4 anos me dediquei a uma única missão: aprender os fundamentos para construir um negócio sólido e de sucesso. Aprendi a identificar as melhores oportunidades estratégicas e dar vida a essas oportunidades usando o poder do copywriting, das palavras que vendem. E ajudo você que quer um negócio sólido a alcançar o seu próximo nível de resultados.
Prometo que quando você tomar minha recomendação você não será mais uma vítima do mercado e terá o que precisa para crescer nos negócios. Ou você pode se sentir mal por não ter aplicado até hoje princípios tão simples que nunca te contaram antes.”
É uma introdução simples. E poderosa.
E você pode fazer isso de várias formas.
“Caro Amigo, como ex-piloto de caça das Forças Aéreas, passei 8 horas por dia, 6 dias por semana, voando e fazendo simulações de vôos durante 9 anos.
E posso garantir que com o que te ensinam para tirar sua licença de vôo… com um vento mais forte você estará em sérios problemas.”
Como você vai contra argumentar com esta autoridade?
Junte isso com o segundo elemento de Copywriting que Aristóteles ensina.
Paixão. Você precisa de paixão na sua copy.
Se Aristóteles fosse copywriter e estivesse te ensinando, ensinaria exatamente isso.
Frases curtas. Força de expressão. Seja autêntico na sua voz. Mesmo que seja escrita!
É com paixão que você cria conexão.
“Veja, acredito que somos muito parecidos. Sei como é estar acima do peso. Sei o que é querer comer tudo, toda hora, e engordar horrores. Sei como são os olhares dos outros e como isso machuca. E tenho certeza que você também sabe.”
Você se mostra apaixonado e que se importa com seu cliente. Você irá encantá-lo porque você o entende!
E por último… você deve dar uma grande razão lógica para seu cliente.
Você precisa vencer o diálogo na mente do seu cliente.
A cada frase que você escreve, a mente do seu cliente debate se deve ou não acreditar em você.
Se deve confiar, comprar de você e até mesmo continuar lendo o que você escreve!
E é por isso que você deve dar uma grande razão de porque eles devem continuar com você.
É aqui que você vence a barreira da lógica porque você traz os fatos e benefícios reais que seu cliente irá obter.
Seu trabalho como empresário de sucesso e honesto é colocar na sua copy todos esses elementos. Porque você precisa estabelecer sua autoridade, criar a conexão emocional e justificar com o grande porque.
E você pode fazer isso da forma mais simples e humana possível: criando contrastes e comparações. Como se você estivesse se preparando para um debate.
Isso faz sentido para você?
Se você pode dizer sincera e honestamente que “Sim”, significa que ganhei o duelo na sua mente e provei que grit, Aristóteles e o grande porque é tão eficaz nas suas cartas de vendas.
À Sua Riqueza e Felicidade!
Gustavo Ferreira