Do Escritório de Gustavo Ferreira
Terça-Quarta-Feira – 06/07/2016
Caro Amigo,
Dando sequência à série de trabalhos da madrugada, continuo ajudando meu cliente a rodar as campanhas de anúncio dele.
Claro, sou naturalmente interessado no resultado 🙂
E isso contribui para que, de novo, seja 3:17 da manhã e cá estou, escrevendo um e-mail para você.
Ok, a culpa não é dele…
Mas a questão é…
Além de me preocupar com o resultado desse cliente específico… ainda tenho mais duas empresas… outros clientes…
E uma dezena de novas ideias e projetos.
Só de ligar o computador, em alguns minutos já cuidei de 4 projetos diferentes.
Mas…
Vamos deixar esse e-mail interessante de novo.
No primeiro e-mail falei sobre definir um controle.
O controle é a sua BASE.
Com esse cliente, nosso controle é R$ 1,50 por lead.
Ou seja, nós definimos como meta mínima que, a cada 100 reais investidos, devemos ter pelo menos 66 leads.
SLA.
(acordo verbal, mas um SLA real)
Lembra que falei que você precisa desafiar o seu controle?
Pois bem…
É o que fiz.
(e continuo fazendo)
Então vamos por partes…
(se você não lembra ou perdeu a primeira parte, leia aqui)
1. Tenha o seu controle definido
Na primeira semana que rodamos alguns conjuntos de anúncios, rodei 5 variações com esse cliente até fechar um conjunto de anúncios que se manteve estável.
Ou seja, agora você já tem…
… um público que responde bem …
… uma imagem que responde bem …
… uma headline que responde bem …
Inclusive, um dos testes que fiz no terceiro dia da campanha de testes foi o seguinte…
Peguei a melhor imagem que tínhamos até o momento…
E testei 3 variações de headlines.
Lembre, eu estava em testes.
Com um orçamento reduzido, mas fiz miséria 🙂
Testando várias coisas ao mesmo tempo, já tinha uma headline poderosa, e consegui melhorá-la
Agora, preste atenção…
Você precisa de um conjunto que responda bem.
Porque agora…
2. Encontre um conjunto que responda MELHOR
Deixe seu controle rodando.
Agora, vença-o.
Funciona assim…
Você testa novos públicos e novas imagens.
Dependendo do seu caso, você testa novas headlines também.
Como você faz isso?
Veja, essa é a forma que *eu* faço, e funciona para mim.
Não sou, nem quero ser, especialista em tráfego.
(tenho mais o que fazer 🙂
Imagine novamente um orçamento diário de R$ 200.
Imagine que você separou R$ 25 para seu controle no mobile, e mais R$ 25 no seu controle para desktop.
Ainda temos R$ 150, certo?
*Eu* crio o seguinte:
1. Defino um novo público com a mesma imagem. R$ 25 para mobile, R$ 25 para desktop.
2. Mantenho o mesmo público do controle com uma nova imagem. R$ 25 para mobile, R$ 25 para desktop.
3. Defino um novo público e uma nova imagem. R$ 25 para mobile, R$ 25 para desktop.
Ou seja, ficamos assim agora…
Temos 1 “controle” rodando com R$ 50 por dia.
Temos 3 “concorrentes” rodando com R$ 50 por dia.
O que fazemos agora?
3. Controle dia a dia
Já falei que sou o cara dos números, não é? 🙂
A brincadeira fica mais ou menos assim:
Dia 1:
Controle – Desktop – Custo por Lead – $ 1,50
Controle – Mobile – Custo por Lead – $ 0,80
Conjunto1 – Desktop – Custo por Lead – $ 1,70
Conjunto2 – Mobile – Custo por Lead – $ 1,20
Conjunto3 – Desktop – Custo por Lead – $ 0,9
Conjunto3 – Mobile – Custo por Lead – $ 1,2
Conjunto4 – Desktop – Custo por Lead – $ 1,2
Conjunto4 – Mobile – Custo por Lead – $ 1,0
Dia 2:
Controle – Desktop – Custo por Lead – $ 1,45
Controle – Mobile – Custo por Lead – $ 0,92
Conjunto1 – Desktop – Custo por Lead – $ 1,80, descontinuado
Conjunto2 – Mobile – Custo por Lead – $ 1,30
Conjunto3 – Desktop – Custo por Lead – $ 0,95
Conjunto3 – Mobile – Custo por Lead – $ 1,1
Conjunto4 – Desktop – Custo por Lead – $ 1,6
Conjunto4 – Mobile – Custo por Lead – $ 0,8
Viu como agora tudo é uma questão de olhar os números?
Às vezes você terá oscilação no seu controle, mas ele deve continuar rodando.
Às vezes, o seu custo no desktop irá subir.
Às vezes, o seu custo no mobile irá subir.
O que você faz?
Descontinua o que ficar acima do seu controle!
Simples, não é?
E, veja isso…
Nesse exemplo, o custo por um lead no desktop é R$ 1,50… no mobile, R$ 0,80 (até R$ 0,92).
(veja os números! 🙂
O conjunto 2 e o conjunto 3 mobile, *eu* descontinuaria.
Porque estão acima do cenário de controle.
E isso é normal.
Há conjuntos que vão funcionar melhor em uma plataforma.
Depende…
Do público, da imagem e da headline.
A minha melhor imagem (que no começo rendeu leads a R$ 0,25!!), teve conversões a R$ 3,86 em outro cenário de público.
Teste.
Sempre digo que venço pelo cansaço 🙂
E, na verdade, é assim mesmo.
Se alguém falar para você que há uma maneira diferente de otimizar seus anúncios que não é testando alucinadamente…
Está te enganando.
Ah, mas ainda tem outro detalhe importante…
4. Teste seu site
Hum… vamos lá…
Você já começou a encontrar as melhores variações dos seus anúncios.
Nesse cenário que estou com meu cliente, na média, temos 76% de opt-in… e no mobile, 52% de opt-in.
É um número alto, concorda?
Minhas landing pages próprias também convertem entre 50% a 60%.
Mas…
Você sempre pode melhorar.
Por exemplo…
Uma landing page com a imagem de uma pessoa converteu 20% MENOS que uma landing page com uma imagem de natureza.
A cada 100 cliques, a foto da pessoa me dava em média 48 leads… E a foto da natureza, me dava em média, 60 leads.
Isso no desktop.
Mas não falei que minha média é de 76% de opt-in?
Pois é…
Fotos de natureza convertem 20% menos que fotos de bebês 🙂
Veja, isso NESSE cenário, para esse cliente.
Por causa do público e mais uma dezena de variáveis.
O que você precisa fazer?
Testar.
Bebês vão funcionar para você? Talvez…
Para mim funcionaram 🙂
Mas faça sempre esses testes também na sua landing page.
Vai que você está perdendo 28% de leads e nem sabe 🙂
Foi brincando assim que hoje o nosso custo por lead médio está em R$ 0,75.
O controle continua rodando, com o mesmo custo aproximado de R$ 1,50 (há dias que sobe um pouco, mas é geral).
O que estávamos prevendo 66 leads a cada 100 reais… está gerando em média 130 leads.
Isso é suficiente?
Não.
A chave é continuar testando, testando, testando.
Ok, até aqui?
No próximo e-mail…
(não necessariamente amanhã, agora são 3:58)
Vou falar (de novo) da realidade.
Alguns adoram.
Outros querem me matar.
Mas lembre… sou o cara dos negócios.
E não faço parte do oba-oba do marketing digital.
Você quer um negócio sólido de verdade?
Isso que estou falando é básico.
E, dentre tantos cursos de “gurus” que já fiz, ninguém no Brasil me ensinou a fazer isso.
Olha como sou legal 🙂
À Sua Riqueza e Felicidade!
Gustavo Ferreira
PS: bem, mais uma vez… estou sendo bacana, legal… nem soltei palavrões hoje, estou de bom humor mesmo sem sono.
Mas…
Talvez eu não saiba quem é você, nem o que você faz. Nem a quanto tempo está tentando “ganhar dinheiro na internet”.
(sempre fico com raiva quando escuto isso, sendo sincero)
A questão é… se você não tem meu livro… não sei o que você está fazendo.
É o MÍNIMO para você entrar no meu mundo.
E, vai por mim… no próximo e-mail você vai se sentir culpado de não estar com ele em mãos.
Fica a dica.