Do Escritório de Gustavo Ferreira
Segunda-Feira, 29/08/2016, 13:11
Caro Amigo,
Hoje é um dia especial!
Porque continuo de férias…
(mesmo que “férias” para mim signifique 3 reuniões e 4 produtos novos só na semana passada)
E porque decidi enviar essa mensagem especial para você hoje.
Na verdade é um ponto que sinto na prática desde que lancei meu primeiro livro (o segundo está em produção, novidades em breve).
Direto ao ponto: Você NÃO precisa de novos clientes para seu negócio.
Hum…
Vamos ir mais fundo nisso.
Um negócio funciona mais ou menos assim:
#1… Você atrai um possível cliente…
#2… O potencial cliente compra (ou não)…
E pronto!
Repita essa fórmula, você tem um fluxo de caixa bacana na sua mão.
Agora…
Qual é o maior erro da maioria das empresas?
(e não falo apenas “digitais”, mas de TODAS as empresas)
Param a fórmula nisso.
A grande questão, o grande ponto é…
Você pode vender MUITO mais para quem já é seu cliente.
Funciona assim…
Imagine que você tem uma lista de clientes (por exemplo, na minha lista hoje, tenho 632 compradores ativos)…
Essas pessoas se interessaram pelo seu primeiro produto…
E potencialmente se interessariam por outros produtos ligados ao mesmo tema.
Onde está o erro?
A maioria das empresas oferece apenas o primeiro produto, ou no máximo mais um ou dois…
Sendo que poderiam oferecer MUITOS produtos no “back end”…
Consigo faturamentos incríveis com minha lista de 632 clientes, isso porque por enquanto só tenho 4 produtos no total).
“Ah, mas o que eu posso oferecer?”
Simples.
Vou aproveitar algumas pessoas que conheço a situação atual e dar algumas sugestões, ok?
Você pode….
#1… Se você tem um serviço como uma empresa de contabilidade, pode oferecer uma consultoria para otimização do controle financeiro das empresas, que impacta direto a contabilidade.
(de nada, Marco)
#2… Se você tem um serviço como uma gráfica, você pode oferecer um kit, evento ou palestra com as melhores práticas sobre marketing através de panfletos, e oferecer um serviço especial junto.
(de nada, Daniel)
#3… Você pode oferecer um serviço de entrega na casa das pessoas.
(você já sabe, mas vale a lembrança Marcus F!)
#4… Você pode oferecer aulas exclusivas em grupo para complementar um assunto e ir mais fundo (algo como “12 aulas para turbinar seus resultados em x”).
(esse serve para um monte de gente, de nada 🙂
#5… Você pode oferecer um serviço done-for-you…
#5.1… Ou um serviço done-BY-you, orientado por você…
(de nada, Marcus L!)
#6… Você pode oferecer um serviço de recorrência…
#7… Oferecer uma ferramenta…
#8… Criar um “caminho rápido” e um “caminho longo”, com a diferença que o caminho longo é mais completo em conteúdo e o caminho rápido é 100% focado em resultados…
#9… Você pode oferecer um serviço que tira 100% do esforço do seu cliente…
#9.1… Ou que ele tem o esforço reduzido para apenas 20%…
Enfim, esses são só alguns exemplos (e você pode ter muito mais ideias aqui: http://copycon.com.br/ideiais-criativas-de-negocios/).
(e para quem me pede um “curso” de funil de vendas, é só prestar atenção nesse e-mail)
Lembre, se você gastar toda sua energia em atrair leads, está perdendo tempo e dinheiro.
Da mesma forma, se você não utiliza ao máximo sua base de clientes, está deixando MUITO dinheiro para trás.
Eu ia escrever mais coisa hoje, mas estou de férias 🙂
À Sua Riqueza e Felicidade
Gustavo Ferreira
PS: vou me permitir mais uma semana de descanso (vou tentar ter só 2 reuniões essa semana :-), mas logo volto à programação normal.