Do Escritório de Gustavo Ferreira
Sexta-Feira, 02/12/2016, 09:08
Caro Amigo,
Hoje é um dia especial!
Porque passei dois dias com febre alta e fiquei de cama… e agora estou novinho em folha, de volta à ativa! 🙂
E para comemorar…
Vou trazer um tema importante que chamo…
A Copy de 20%
Veja, eu vivo e respiro copywriting… porque é o que faço.
Você não imagina o quanto de cursos e livros já investi para me transformar em um monstro manipulador de emoções.
Se você já me conhece, fique tranquilo, eu sou bonzinho… e o máximo que faço é fazer você sentir culpa por não comprar 🙂
Falando sério agora.
A grande pergunta para você é…
Você precisa estudar e se dedicar horas e horas a fio para se tornar um às em copy?
Não.
(a melhor resposta é: não, mas você deveria saber o essencial)
O que você precisa…
É dos 20% que vão gerar para você 80% dos seus resultados.
Você não precisa criar uma copy de nível mundial para conseguir vender.
Você precisa do essencial.
E como estou de bom humor hoje, vou revelar o segredo dessa copy mítica… E se você dominar esse segredo e essa técnica…
Abrirá os portões da riqueza para você.
Preparado?
#1… Diga em apenas uma frase o que você vende.
“Vendo calçados”… “Vendo caldo de cana”… “Vendo coaching”.
Simples, certo?
Tente dar um passo além e dizer para que você vende.
Por exemplo…
“Vendo calçados que te deixam bonita e confortável”…
“Vendo caldo de cana para você se refrescar e ter energia”…
“Vendo ‘coaching’ para você alcançar seus objetivos <financeiros/pessoais/profissionais>”
Esse foi para aquecer.
E sempre é bom você lembrar o que está vendendo 🙂
#2… Diga quem é você e porque tem autoridade no assunto.
Se você já conhece a Coroa de Ferro dos Gatilhos Mentais, sabe que você precisa trabalhar sua Credibilidade, sua Autoridade no assunto.
Então agora diga isso.
Por exemplo…
Lembre, estamos falando de 20% que vão gerar seu resultado.
Quando juntar tudo, você pode completar com mais informações.
Também existe uma proporção não oficial que é a seguinte:
Quanto maior o valor financeiro do que você está oferecendo, mais você deve construir valor e prova.
#3… Prove.
Essa é a Jóia da Coroa.
Prove com fatos (como a foto do sapato, ou até mesmo “prints” de resultados).
E traga alguns depoimentos muito bem selecionados. Não faça como alguns por aí que dão um MacBook para ter depoimentos. Isso funciona… mas a chance de cair na zona de desconfiança é enorme.
Na copy fica mais ou menos assim:
“Esse é o resultado que consegui…”
“Veja como ficou o sapato…”
“Olhe como <fulano> estava buscando x e conseguiu…”
#4… Ofereça seu produto
Agora voltamos ao item 1.
Faça a transição de PORQUE você está oferecendo seu produto… e ofereça.
E mostre seu produto e diga todos os BENEFÍCIOS que ele tem.
É fácil de calçar, não suja, e você terá o mesmo estilo da mais alta grife de moda.”
Apenas lembre de ser sincero 🙂
Estou dando um exemplo aleatório de um sapato porque é o que me veio na cabeça (e sempre pensei como poderia vender um sapato), mas pense também qual a emoção-chave por trás do seu produto.
Ganância. Luxúria. Poder.
Trabalhe forte nessa emoção.
Percebe que ao contrário do que muitos falam por aí, eu não bato fundo na “dor”? Apenas cutuco.
Nesse exemplo, apenas a dor literal 🙂
#5… Dê mais valor e arremate
Aqui você pode começar a falar dos bônus, e mostra o preço.
Não existe regra fixa se os bônus devem vir antes ou depois do preço, depende da fluência da sua carta e o que vai soar mais factível.
Apenas cuidado para não cair na falácia ridícula de falar que seu produto poderia ser vendido por R$ 100.000 e você vai entregar por R$ 7 porque você é legal.
Se você faz isso, tem um carimbo na sua testa dizendo “fraude” 🙂
Aqui é tão simples quanto dizer…
E feche…
#6… Cutuque a dor para fechar
Algo como…
“Lembre, você pode continuar sofrendo com dor todos os dias com um sapato desconfortável, ou você pode ter muito mais conforto e mostrar para todos como você pode ser bela – sem precisar sofrer por isso.”
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Viu? É mais simples do que parece.
A maioria das vezes você só precisa falar o que precisa ser falado.
Como disse, essa não é uma copy de nível mundial.
Mas é 20% do que você precisa para começar a ter seus resultados.
Existe uma diferença enorme entre alguém que VIVE de criar copys todos os dias, e quem precisa do mínimo necessário para vender.
Escolher as palavras certas, os ganchos certos, e “hackear” a mente do seu cliente com detalhes tão sutis é o que torna o trabalho de um copywriter tão importante.
Quando você está no meio do jogo, com seus concorrentes crescendo à sua volta, umacopy bem feita pode ser o maior diferencial que vai tirar você da zona comum.
Dedique seu tempo o quanto você achar necessário.
*Eu* sei de uma coisa.
Mesmo que aconteça uma catástrofe e tudo dê errado, hoje sei vender. E isso me dá tranquilidade de dormir em paz à noite.
É por isso que escrevi meus dois livros sobre copy, e se você por algum motivo ainda não os viu…
Está perdendo a maior oportunidade de ter os fundamentos de uma estratégia de negócios e de comunicação poderosas.
À Sua Riqueza e Felicidade!
Gustavo Ferreira