Do Escritório de Gustavo Ferreira
Quinta-Feira, 09/08/2018
Hoje é um dia especial!
Porque estou no meio de um novo projeto gigantesco… e que falta pouco tempo para entrar no ar…
E já virá com um teste de campo (aquela velha venda 1 a 1, lembra?) no mês que vem.
O que importa hoje é…
Deixe-me explicar.
Já falei um pouco sobre PROCESSO aqui: https://www.facebook.com/
E vou expandir isso um pouco mais hoje.
Primeiro de tudo…
Já existe um PROCESSO provado que faz praticamente QUALQUER empresa vender seu produto (principalmente se for um bom produto).
O processo é…
#1. Tenha um bom produto (a partir daqui que se gera todo o restante, não vou falar hoje quando você NÃO tem um produto)…
#2. Crie seu marketing…
Veja que não falei “Faça vendas”.
Porque Se Você Faz um Bom Marketing, Você Não Precisa Vender
Sim, isso mesmo.
E aqui entra o PROCESSO do marketing.
Preste atenção…
O CANAL que você vai se comunicar é um detalhe.
Como sempre, recomendo e-mail marketing (veja esse artigo e o livro E-mails Que Vendem).
Porque você tendo uma campanha de e-mails bem “azeitada”, você pode replicar isso em todos os outros canais (até mesmo em posts no Facebook, Chatbot, etc).
Então, qual é o processo principal para você criar seu marketing?
Simples…
#1. Descubra os interesses gerais do seu público
A boa e velha pesquisa de mercado (também já falei um monte sobre isso aqui:https://www.facebook.com/
#2. Descubra os interesses específicos
Aqui é interessante…
Porque você pode criar uns dois ou três artigos pequenos, de 500 palavras… e usar o Adwords, Facebook ou Bing para ver qual terá mais cliques…
E você pode testar dezenas de headlines em dois dias (meu recorde foram 43 headlines)
Sim, você tem que pagar para jogar no meu mundo.
#3. Teste se o interesse é fundo o suficiente
Somente aqui você começa realmente a pensar em construir algo como uma “recompensa digital”.
Com base nos resultados do passo 2, crie um complemento do artigo, por exemplo.
Artigo: “Como Empinar Pipa”;
Possível recompensa: “Vídeo Aula com Técnicas Ninja Para Cortar Pipa dos Outros”
Talvez você precise investir umas duas ou três semanas encontrando a melhor recompensa…Mas o retorno vale, porque você pode construir uma lista rapidamente, a um custo baixo, e…
#4. Pergunte o que eles querem
Novamente, é bem simples.
Pergunte diretamente a eles, qual a maior dor, dúvida ou dificuldade que enfrentam em suas vidas.
Se você fez bem seu trabalho e se RELACIONOU, entregando VALOR para seus clientes, você tende a ter boas respostas.
E finalmente…
#5. Teste sua oferta
Novamente, apenas mostre que você tem algo a vender. Mostre que você pode ajudá-los a ter uma transformação.
Isso até vale para produtos que ainda não existem, mas é assunto para outro dia.
#6. Refine e teste, refine e teste, refine e teste
Auto explicativo, certo? 🙂
Como você pode ver, esse é um PROCESSO.
E a base fundamental é você entregar VALOR para seus clientes. Sempre.
Porque é o mercado que dita as regras do jogo. E seu marketing entra apenas para posicionar seu cliente no “quadro mental” correto.
Isso é estratégia…
Mas falamos disso depois.
À Sua Riqueza e Felicidade!
Gustavo Ferreira
PS: se você ainda não viu, acesse agora o livro E-mails que Vendem.