Como Construir 1 Ano em 3 Meses

Planejamento Estratégico Empresarial

Caro Amigo,

Você é uma commodity?

Sim, essa é uma pergunta provocativa para você pensar…

E mudar.

Quer um exemplo prático e real?

Copywriting e resposta direta está se tornando uma commodity.

Quer exemplos mais próximos?

A comida que você come, as roupas que você usa, o serviço que sua empresa faz.

A função que você faz no serviço.

TUDO é uma commodity.

Pelo simples fato de que há muita gente fazendo TUDO.

Então a pergunta fundamental é…

COMO você deixa de ser uma commodity?

Bem, essa é uma pergunta complexa de ser respondida…

Ou não 🙂

Afinal, é por isso que eu sempre falo que o segredo está na simplicidade!

Vamos primeiro desvendar alguns mitos.

Primeiro, tenha em mente que SEMPRE haverá demanda para um produto (claro que com a devida pesquisa de mercado)…

Outro dia estava conversando com um parceiro se um produto tinha potencial de vendas, e eu disse que sim.

Como era um produto digital, essa pessoa estava preocupada se o mercado não ia ficar “cansado” do produto logo.

Eu disse que não.

Porque no Brasil ainda há 100 milhões de pessoas que nem tem acesso à internet.

E 100 milhões é um número enorme, acredite 🙂

Dos outros 100 milhões que já tem acesso à internet, no máximo 10% já está acostumado com o mundo online (e com compras, lançamentos, etc).

Ou seja, há mercado para todos.

Mas…

É justamente aqui que você precisa tomar sua decisão.

Você pode ir junto com as sardinhas…

Ou pode ser o urso.

O que quero dizer com isso?

Você pode simplesmente ser mais um no mercado…

Entregar um produto ou serviço “comoditizado”

Ou pode criar uma experiência única e diferenciada.

ESSA é a escolha que 99% das pessoas e empresários tomam que define o futuro delas.

Antes de te falar como criar essa experiência única, vou falar de dois erros que você comete quando faz seu…

Planejamento Estratégico Empresarial.

O primeiro é pensar pequeno.

Por que você não pode ser a maior empresa no seu segmento?

Por que 500 pessoas não podem pagar R$ 5.000 para estar com você durante dois dias?

O que impede você de dobrar o tamanho da sua empresa AGORA?

Perceba que a maior barreira é mental.

É a sua barreira que te impede de crescer.

Decidi crescer 10 vezes esse ano, e estou a pleno vapor (em duas semanas já tive o dobro de faturamento do mês anterior).

E aqui está o seu segundo erro.

Você não planeja.

Ou, pior, planeja errado.

Ou, pior ainda… você planeja e não age.

Pode parecer estranho, mas esqueça aquele objetivo que você definiu atingir esse ano.

A estatística diz que você não atingirá 🙂

Então…

Ok, pegue aquele objetivo.
(não sou tão mal assim)

Vou fingir que o seu objetivo é o mesmo que o meu de crescer 10 vezes em um ano.

Para fins didáticos, vamos imaginar que você quer sair de um faturamento de R$ 100.000 para um faturamento de R$ 1.000.000.

Você não vai se assustar com isso, não é?

Então vamos lá, o primeiro método que você pode seguir (que é o mais simples e geralmente funciona), é quebrar essa meta de 1 milhão em 1 ano em uma meta mensal.

Ou seja, 500 mil em 6 meses, e R$ 83 mil por mês.

Agora, aqui a mágica acontece 🙂

Vamos projetar essa meta de R$ 83 mil… para ser atingida em 3 meses.

Veja que não vou quebrar como seria essa meta mês a mês.

Agora, vamos continuar a brincadeira…

Quais são os TRÊS OBJETIVOS que você precisa para atingir 83 mil reais de faturamento em três meses?

Pode ser, por exemplo:

Objetivo 1: Lançar um curso digital com 160 clientes pagando R$ 500 cada um.

Objetivo 2: Gerar mil leads por mês que atinjam o ponto de equilíbrio em 30 dias.

Objetivo 3: Criar uma sequência com 50 e-mails para follow-up e upsell.

Esse é um modelo, ok? 🙂

Mas entenda o seguinte…

Você FOCANDO nesses objetivos de negócio, a tendência é que você consiga atingí-los.

Agora, continuando…

Para atingir cada um desses três objetivos, o que você precisa fazer?

Por exemplo:

Objetivo 1: Lançar um curso digital com 160 clientes pagando R$ 500 cada um.

  • Fazer lançamento semente com lista atual
  • Criar carta de vendas
  • Buscar parceiros que tenham lista

Objetivo 2: Gerar mil leads por mês que atinjam o ponto de equilíbrio em 30 dias.

  • Criar isca digital
  • Fazer teste de tráfego por 30 dias
  • Testar 10 landing pages diferentes em 30 dias
  • Criar oferta de pré-venda após opt-in

Objetivo 3: Criar uma sequência com 50 e-mails para follow-up e upsell.

  • Contratar um copywriter profissional 🙂
  • Desenhar fluxo do cliente
  • Criar TODOS os e-mails

Ok?

Você consegue ver como começa a ficar mais simples?

E agora, por último…

QUANDO cada uma das ações terminará.

Por exemplo:

Objetivo 1: Lançar um curso digital com 160 clientes pagando R$ 500 cada um (30/04/2016)

  • Fazer lançamento semente com lista atual (15/02/2016)
  • Criar carta de vendas (31/01/2016)
  • Buscar parceiros que tenham lista (15/02/2016)
  • Término do Lançamento oficial do curso (30/04/2016)

Objetivo 2: Gerar mil leads por mês que atinjam o ponto de equilíbrio em 30 dias.

  • Criar isca digital (20/01/2016)
  • Fazer teste de tráfego por 30 dias (20/02/2016)
  • Testar 10 landing pages diferentes em 30 dias (20/02/2016)
  • Criar oferta de pré-venda após opt-in (20/01/2016)

Objetivo 3: Criar uma sequência com 50 e-mails para follow-up e upsell.

  • Contratar um copywriter profissional (20/01/2016)
  • Desenhar fluxo do cliente (30/01/2016)
  • Criar TODOS os e-mails (30/04/2016)

E agora…

Você tem duas ações:

A primeira ação é: você entra em um grupo de motivação.

É tipo um AA 🙂

Em inglês nós chamamos de “accountability group“, onde você sempre diz, semana a semana, o que está fazendo ou irá fazer…

E as pessoas te motivam, te cobram e te desafiam.

Não que alguém tem algo a ganhar te pilhando.

Se você desistir do seu objetivo, o problema é seu.

A segunda ação é: você entra em ação e se planeja semana a semana.

Se você não fizer o que se propôs em uma semana…

Perdeu a semana.

E quem perde é apenas você.

Vamos fechar os loops agora…
(ah, esses copywriters…)

Você vai conseguir alcançar esse resultado de 83 mil reais em 3 meses?

É possível.

Claro, depende de uma série de fatores.

Mas atingindo ou não…

Você planeja os próximos 3 meses (que cairia em Julho, no nosso exemplo), para atingir 200 mil reais, por exemplo.

E continua replanejando o seu ano a cada 3 meses.

Você sai do mundo das metas…

E entra no mundo de objetivos e ação.

É simples. Não é fácil.

Mas ISSO faz seu planejamento estratégico empresarial acontecer 🙂

E por fim, para fechar este texto, como você deixa de ser uma commodity?

Conto no próximo post 🙂

À Sua Riqueza e Felicidade!

Gustavo Ferreira

PS: estou pensando seriamente em criar um “grupo de motivação” durante 3 meses.

Na prática é um grupo em que vou dar mais detalhes desse formato de planejamento estratégico empresarial, e toda semana eu e o grupo ficará te pilhando para você alcançar seu objetivo.

NÃO é um grupo de mentoria, NÃO é um grupo de coaching, NÃO é um mastermind.

É um grupo de pilhação para alcançar resultados em 3 meses. Se você tem interesse em um grupo como esse, estou pensando em cobrar R$ 1.000 para dar essa aula, e ficar te pilhando durante 3 meses. (claro que vou pensar em outras formas de te ajudar também)

É um grupo de AÇÃO. Uma versão “extreme” do que faço no grupo das Cartas de Ouro 🙂

Se você quer participar desse grupo me responda agora. Já falei como vai ser 🙂

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