Do Escritório de Gustavo Ferreira
Esse post faz parte de um estudo de caso que estou montando…
Hoje resolvi trazer algo super simples, porém… que poucas pessoas fazem.
Pior…
Poucas pessoas fazem direito.
O que abre uma brecha enorme para você…
Dominar o Mercado e Esmagar a Concorrência
Veja…
Eu não acredito em “concorrência” de fato.
Mas sim em potenciais parceiros, e mesmo que tenha alguém falando sobre o mesmo assunto que eu… meu posicionamento é diferente.
E por isso hoje vamos olhar para o mercado com outros olhos.
Poucas pessoas sabem, mas estou há quase 1 ano estudando Big Data… e tenho me divertido muito com isso.
Nesse tempo vi dezenas de oportunidades… e principalmente, tenho montado uma base de dados minha, que me permite fazer uma análise simples…
O que as pessoas compram?
Talvez um dia eu mostre para alguém meu brinquedo novo, mas vou dar o caminho das pedras para você.
Não importa se você está começando ou se já tem um negócio rodando.
Primeiro, quero que você crie uma nova planilha do Excel (pode fazer com o velho papel e caneta também).
Primeiro Passo: Veja quais ofertas existem no mercado
Por exemplo… no mercado de copywriting, tem o Rafael Albertoni com a SBCopy, Conrado Adolpho ainda é um player, e há mais alguns players, com um posicionamento mais ou menos forte.
Liste:
1. Nome do concorrente
2. Quais ofertas tem disponíveis
3. Preço de cada oferta
4. Qual a promessa principal
5. Qual o formato de entrega de cada oferta (livro, vídeo, mentoria, evento, etc)
6. Quais bônus oferecidos em cada oferta
Segundo Passo: Veja as estratégias de captação de tráfego e leads
Aqui é muito simples também.
Para cada concorrente, descubra…
1. Quais os principais conteúdos dele (artigos, vídeos, e mesmo grupos do Facebook por exemplo)…
2. Quais as “iscas” que ele oferece (e também o formato e promessa de cada um)…
3. Quais up-sells ele oferece (sim, compre os produtos dele!)…
4. Como é o follow-up dele (por e-mail, chatbot ou qualquer outro meio)…
Dica: cadastre um e-mail para “lead” e outro para “compra”. Veja se há comunicações e ofertas diferentes.
Terceiro Passo: Com base nas melhores palavras-chave, analise os conteúdos
Por exemplo,
se você quer falar sobre “como escolher um lápis para pintura”, veja
pelo planejador de palavras-chave se é uma palavra que faz sentido
(volume de pesquisas, concorrência e como ela “liga” com a recompensa
que você está planejando)…
E veja no Google o que aparece.
Geralmente os primeiros 5 resultados são os que o Google mais valoriza em termos de qualidade de conteúdo.
Você precisa fazer um conteúdo MELHOR.
Simples assim.
Se você vê um artigo na primeira posição com 1.000 palavras, você pode pensar em um artigo com 5 mil palavras, adicionar vídeos, imagens, etc.
Liste na planilha:
1. Palavra-Chave
2. Volume de buscas/mês
3. Concorrência
4. Estimativa de lance CPC
5. Top 5 Conteúdos (título, link, tamanho, o que tem)
Quarto Passo: Pense
Se você fez tudo o que falei até agora, você já tem um pequeno monstro para cuidar.
Agora você precisa simplesmente PENSAR.
O que há de BOM nos seus concorrentes que você pode adaptar e fazer parecido?
O que há de RUIM nos seus concorrentes que você pode fazer mil vezes melhor?
O que NÃO há no mercado e as pessoas querem?
O que JÁ há no mercado e as pessoas querem?
Como é o follow-up por e-mail dos concorrentes? Onde você pode fazer MELHOR?
(dica: pelo menos 90% dos concorrentes tem um PÉSSIMO follow-up. É só ver os grandes players do marketing digital. A maioria só manda meia dúzia de e-mails, e depois somem e voltam para te vender alguma coisa.)
Quinto Passo: AÇÃO
Depois que você exercitou a cachola, agora é a parte mais fácil.
Faça.
À Sua Riqueza e Felicidade!
Gustavo Ferreira
PS: nas Cartas de Ouro Para Empresários e no Programa Elite vou compartilhar alguns vídeos falando mais detalhes sobre tudo isso que estou construindo… e também é uma aplicação prática de tudo que ensino.