Do Escritório de Gustavo Ferreira
19/08/2015
Caro Amigo,
Você já deve ter ouvido falar várias vezes (inclusive de mim) que você precisa preparar conteúdo relevante em seu site ou blog, e isso atrairá clientes para você, certo?
Certo… porém, imagine que você já fez isso… e não está vendendo.
Será que mentiram para você? Construir conteúdo relevante é apenas mais uma grande balela que falam para te enrolar?
Calma… Na verdade, essa é uma grande verdade, porém há um detalhe (esse sim não te contam) que faz toda a diferença. Além do conteúdo relevante você precisa de um… call to action.
Uma chamada para ação.
Veja, quando você constrói conteúdo relevante (como exemplo este post), você está ativando o gatilho mental da reciprocidade.
Sim, de alguma forma você está dando algo de valor para seu cliente, e psicologicamente em um nível inconsciente, ele se sente “obrigado” a retribuir.
Isso é manipulação? Não. É apenas psicologia.
Quantas vezes você já sentiu aquela “obrigação” de comprar algo porque fez uma degustação? Você gostou (ou se sentiu pressionado psicologicamente) e retribuiu.
Porém… se o gatilho mental da reciprocidade está sendo ativado… o que falta para você vender mais? Para gerar mais leads?
Possivelmente você não está pedindo para seu cliente comprar.
Exemplos de Call To Action
Veja, essa é uma das partes mais simples… e que tem um poder enorme se você souber como usar.
Alguns exemplos de call to action efetivos (já aviso que são extremamente simples… e precisam ser assim!):
- Cadastre-se Agora
- Faça Seu Cadastro Agora
- Inscreva-Se Agora
- Peça Uma Demonstração
- Clique Aqui
- Ligue Agora
- Agende Sua Visita
- Doe Agora
- Agende Sua Consulta
- Baixe Agora o Seu <material>
- Clique Para Continuar
Simples, não?
Se você já está entregando conteúdo relevante para seu cliente, pode ser que falta isso para você conseguir mais leads e gerar mais vendas.
Como Turbinar Suas Chamadas de Ação
Agora que você já entendeu o que são os calls to action, existem algumas pequenas técnicas para você conseguir maior engajamento.
O que você acha que é um call to action que vai gerar mais cliques?
Opção A: Peça Uma Demonstração
Opção B: Quero Pedir Uma Demonstração
Em média, a Opção B consegue 15% mais cliques.
Quando você coloca uma chamada de ação na primeira pessoa, você literalmente coloca palavras na mente do seu cliente…
Agora, se 15% a mais de conversão já começa a fazer diferença para você… existe mais um pequeno truque que aumenta cerca de 30% sua taxa de opt-in (ou seja, você potencialmente aumenta em 49% sua taxa de engajamento com esses dois segredos).
Veja essas duas imagens:
O primeiro passo é uma chamada de ação em primeira pessoa:
Quando seu cliente clicar nesse botão, ele já terá tomado uma ação. O grande segredo é: a próxima ação se torna mais fácil.
E para aumentar ainda mais as conversões, você faz seu cliente confirmar a ação que ele acabou de tomar!
Veja, você está ativando o gatilho mental do compromisso e coerência.Imagine o diálogo na sua própria mente… “Quero me inscrever… Sim, eu quero participar!”
Há apenas um “erro” na imagem acima. O botão “Clique Para Continuar” está com uma exclamação no final.
Isso não é exatamente um erro… porém a exclamação, dependendo do contexto, dá a ideia de sensacionalismo. Por isso, evite usá-la. No caso da imagem acima, deveria ser testado no mínimo dois cenários: com reticências e sem pontuação.
(veja que as vezes o custo para você testar não compensa o resultado… talvez conseguíssemos uma taxa de conversão 5% maior… mas o esforço seria tão grande para um resultado tão pequeno que descartamos o teste)
Existem várias outras formas de você utilizar chamadas de ação com seu conteúdo relevante e utilizar o princípio da reciprocidade para gerar mais vendas…
Porém, para hoje, comece com o básico! Revise seu site e veja se está usando as chamadas de ação corretamente para criar o máximo de engajamento possível.
Se você quer saber como uma empresa saiu do 0% a 42% de faturamento online (e para você ir mais fundo em negócios, tráfego e conversão), essa pode ser a mensagem mais importante para você: Leia agora!
(viu minha chamada de ação? 🙂 )
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